INÍCIO A EMPRESA SERVIÇOS NOTÍCIAS CONTATO
INÍCIO A EMPRESA SERVIÇOS NOTÍCIAS CONTATO
INÍCIO A EMPRESA SERVIÇOS NOTÍCIAS CONTATO

Área do Condômino

Área do Condômino

Área do Condômino

Atendimento

Atendimento

(31) 3565-5460

Seu condomínio já está preparado para o sinal digital de TV?

O MINC - Ministério das Comunicações divulgou em 28/04/2016 a lista de 349 cidades de oito estados – entre as quais Minas Gerais – que terão o sinal analógico de TV desligado em 2017. A meta do governo é encerrar as transmissões analógicas em todo o Brasil até o fim do ano 2018.

 

A primeira cidade a desligar o sinal de TV analógico foi a cidade de Rio Verde no estado de Goiás.

 

No processo de desligamento do sinal analógico, as famílias que são beneficiadas pelo programa do Governo Federal – Bolsa Família – recebem gratuitamente os conversores de sinal digital para que as pessoas que ainda possuem televisores antigos não fiquem sem receber o sinal digital.

Cidades da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco tem  data prevista de desligamento em 26/07/2017.

 

Confira a lista dos Municípios do estado de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

O site www.sejadigital.com.br/condominios mantido pela EAD - Entidade Administradora da Digitalização possui várias orientações sobre a migração.

 

Entre as informações, possui uma página direcionada aos condomínios e informações sobre antenas coletivas com vários FAQ's, que auxilia nos mais variados problemas que encontramos para viabilizar o sinal digital em condomínios.

 

Abaixo relacionamos os problemas mais comuns citados no site para que condôminos e síndico possam se orientar para solucionar os problemas gerados com a mudança para o sinal digital, principalmente nos condomínios mais antigos.

Qual a melhor antena para receber o sinal digital em prédios e condomínios?

 

A antena coletiva é a mais indicada, mas é preciso verificar se ela tem capacidade para receber os canais digitais em UHF. Para garantir a intensidade do sinal, cumpre verificar a necessidade de utilizar equipamentos como amplificadores de UHF faixa larga, tomadas e divisores com largura de faixa de até 1GHz.

 

O que faço se o meu prédio já possuir uma antena coletiva?

 

É preciso verificar se a antena coletiva é UHF e se ela está preparada para receber e distribuir o sinal digital com a intensidade adequada para todos os andares e apartamentos. Se a antena não estiver preparada, pode ser necessário substituí-la por um modelo adequado. Se a distribuição do sinal não tiver a intensidade adequada, pode ser necessário instalar amplificadores em todos os andares. Para ter certeza do que precisa ser feito, consulte um antenista.

 

Quem deve pagar a adequação da antena no meu condomínio?

 

O condomínio é o responsável financeiro por todos os custos referentes à adaptação da antena coletiva para o sinal digital. Geralmente, os valores são rateados entre os condomínios. Mas lembre-se de consultar as normas, a convenção e o regulamento interno para saber como deve ser feito em seu condomínio.

 

Quem pode realizar a instalação da antena coletiva?

 

O antenista é um profissional especializado. Um bom profissional fará a avaliação técnica do condomínio e dará toda a orientação necessária, da verificação da capacidade para receber o sinal à instalação correta de todos os equipamentos.

 

Tenho que fazer alguma mudança se o meu prédio possuir TV por assinatura coletiva?

 

Para saber se alguma alteração será necessária, o síndico deve contratar um profissional ou uma empresa especializada para avaliar o sistema de antena coletiva do condomínio.

 

Os moradores que possuem TV por assinatura individual serão impactados?

 

Os televisores conectados à TV por assinatura não serão impactados. Mas é importante lembrar que os televisores que recebem apenas o sinal de TV aberta da antena coletiva precisam estar preparados. Televisores de tubo e de tela plana fabricados antes de 2010 precisam de um conversor externo para poder exibir a programação recebida pelo sinal digital.

 

Quem tem a sua própria antena de TV por assinatura na sacada do apartamento será impactado?

 

Os televisores conectados à TV por assinatura não serão impactados. Mas é importante lembrar que os televisores que recebem apenas o sinal de TV aberta da antena coletiva precisam estar preparados. Televisores de tubo e de tela plana fabricados antes de 2010 precisam de um conversor externo para poder exibir a programação recebida pelo sinal digital.

 

Todos os moradores recebem o sinal digital com a mesma qualidade?

 

O sinal digital tem qualidade superior à do sinal analógico. Mas a instalação pode impactar a qualidade do sinal distribuído pelo condomínio. Fique atentos a estas três dicas:

• Sempre desconfie de produtos com preço muito abaixo do normal.

• O cabo mais indicado chama-se RGC-06, que possui a menor perda de sinal por metro.

• Tomadas e divisores usados na distribuição de sinal devem ter largura de faixa de 1 GHz e ser de boa qualidade.

 

Qual nível de sinal deve chegar até os moradores para que tenham acesso à programação da TV digital?

 

De acordo com a regulamentação brasileira, um receptor de TV digital deve ter:

 

• Nível mínimo de entrada menor ou igual a -77 dBm = 32 dBuV = -28 dBmV

• Nível máximo de entrada maior ou igual a -20 dBm = 89 dBuV = 29 dBmV

 

Para que a antena coletiva entregue o sinal dentro desses níveis, precisa estar apontada para a direção correta. Um antenista poderá indicar com exatidão essa direção para garantir a recepção do sinal digital.

 

Como posso ajudar um morador que não está conseguindo assistir a todos os canais do sinal digital?

 

Para garantir que o televisor está sintonizando todos as emissoras, os moradores precisam fazer a busca de canais acessando o menu “opções” da TV. Caso o morador continue tendo problemas, a recomendação é avaliar a distribuição de sinal dentro de casa para verificar se existem falhas em cabos e conexões. Se o problema persistir, o ideal é procurar a assistência técnica dos televisores.

 

Além da instalação da antena coletiva no condomínio, o que mais precisa ser feito?

 

Se o sistema de antena coletiva já está adaptado para receber e distribuir o sinal digital de TV, os moradores precisam checar se os televisores estão preparados. As TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor embutido. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

 

Quais aparelhos são compatíveis com o sinal digital?

 

As TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor embutido. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

 

O que fazer se a TV não for compatível com o sinal digital?

 

Os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

É muito importante que o síndico ou o administrador do condomínio divulgue a informação para que todos os moradores preparem seus televisores antes que o sinal analógico seja desligado em sua cidade. Confira o cronograma de desligamento do sinal analógico de TV aqui. Depois dessa data, apenas os aparelhos preparados para o sinal digital continuarão recebendo programação.

 

 

 

 

Tipos de condomínios atendidos: Condomínios verticais e horizontais, condomínios comerciais, residenciais, mistos, logísticos e industriais.

 

Atendemos toda a região metropolitana e em nossa carteira, cidades como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Nova Lima, Lagoa Santa, Sete Lagoas, já fazem parte de nossa área geográfica de atuação e estamos aptos a atender toda a RMBH.

 

Faça contato conosco e solicite uma visita!

 

Conheça nosso novo serviço exclusivo de Site do condomínio!

CONTATOS

31 3565-5460

atendimento@uaia.com.br

 

Rua Itapuã, 400

B. Novo Eldorado - Contagem - MG

 

SERVIÇOS

2ª via de boleto

Solicite uma proposta

Síndico Profissional

Administração integrada

MEI - Quero abrir minha empresa

SOBRE A UAIA

A Uaia Administração e Contabilidade é um empresa situada em Contagem/MG com clientes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Trabalhamos com Administração de Condomínio, Contabilidade e Terceirização de serviços.

 

Saiba mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Uaia Administradora © Copyright 2015 - Produzido por Nill Marketing Digital